História Clínica: Saiba Como Funciona O Documento

· 3 min read
História Clínica: Saiba Como Funciona O Documento

Quando citamos a importância da clínica médica para a saúde pública, pontuamos que esse médico deve atuar também com visão de gestor. Pois, ele precisa avaliar a necessidade de um paciente fazer um procedimento ou até mesmo o tempo de internação. De certo modo, a clínica médica é considerada uma das áreas bases da medicina, justamente por ter a atuação de várias especialidades clínicas. Desenvolva habilidade e experiência, ou seja, estudo e prática, para tratar as doenças mais comuns, tanto no atendimento ambulatorial como na medicina interna. Não há porque encaminhar hipertensão para cardiologista, diabetes não-insulino-dependente para endócrino, etc… Se possível, desenvolva uma área do conhecimento na qual você tenha mais intimidade. A Clínica Médica, tal como a conceituamos hoje, nasceu na Ilha de Kós, na Grécia, com Hipócrates, há 2.500 anos.

  • A Clínica Médica, também conhecida como medicina interna, é uma especialidade da medicina responsável pelo atendimento de todas as doenças não cirúrgicas em um adulto.
  • Esse especialista é capacitado para atender todas as doenças não operáveis em pacientes adultos e idosos – exceto aquelas relacionadas a ginecologia e obstetrícia –, sempre levando em consideração o histórico e a integralidade do paciente.
  • O médico clínico pode participar como coadjuvante no acompanhamento pré e pós operatório, mas suas principais áreas de atuação são o ambulatório/consultório, os plantões e a medicina interna.
  • A partir desse momento, e se for o caso, ele encaminha a pessoa para um cirurgião especializado de modo a realizar a remoção do apêndice e garantir a melhora da pessoa, evitando septicemia.


Logo, conhecendo mais profundamente o histórico dos pacientes, os médicos dessa especialidade estão aptos a orientar de forma mais precisa. Pois, consideram fatores importantes para um diagnóstico eficaz, sendo não apenas o físico do indivíduo, mas também o psicológico  e familiar. Caso o paciente possua doenças crônicas, como hipertensão e diabetes, ou fatores de risco para alguma doença, recomenda-se perguntar ao médico quanto à frequência dos exames. Ele é o responsável por acompanhar a saúde do paciente a longo prazo, através de check-ups  anuais, por exemplo. Isso porque a clínica médica é pré-requisito para todas as subespecialidades clínicas, exceto dermatologia e neurologia. Como dissemos, o clínico geral tem acesso ao histórico médico de seus pacientes.

Principais Manchetes


Por exemplo, uma dor de cabeça constante pode ser proveniente de problemas relacionados com neurologia, psiquiatria ou oftalmologia. Sistema de Telemedicina é rápido conferir todo o fluxo de atendimento, acompanhando a triagem, consultas, exames e detalhes do tratamento. Os erros no preenchimento de prontuários podem ser a causa de muitos problemas na cadeia de  procedimentos que envolvem o nosso sistema de saúde e é um dos erros médicos mais comuns que ocorrem no nosso país.

Motivos Para Procurar Um Clínico Geral



Esses exames tornam a clínica mais completa e capaz de atender todas as necessidades do paciente em um único espaço.  ponta do nariz cai apos rinoplastia  do Médico Brasileiro revelam que 11,2% dos 452,8 mil médicos, ou seja, 42,7 mil, são especialistas em Clínica Médica. O check-up médico serve para avaliar o estado geral de saúde de um paciente. Recomenda-se fazer o check-up no intervalo de um a dois anos em adultos saudáveis, a partir dos 20 anos.

Diferença Entre Clínico Geral E Clínica Médica



Depois disso, ele precisa ser aprovado em uma prova bastante criteriosa realizada em duas etapas. Geralmente, os profissionais precisam estudar várias horas por dia, durante mais de um ano, para serem aprovados nela. Os dois caminhos garantem médicos de excelência, capazes de  conduzir os melhores tratamentos especializados. Além disso, outra grande diferença das clínicas médicas com os consultórios, é que as clínicas são abertas como uma empresa, através de um CNPJ. Para os consultórios, há viabilidade de um ou mais profissionais poderem dividir o espaço de um consultório para realizar seus atendimentos.